Resenha - Esmeralda: Entre o Sol e a Lua - Ana Ferrarezzi

29 outubro 2016


Série: Esmeralda
Título: Entre o Sol e a Lua
Autor(a): Ana Ferrarezzi
Páginas: 520

Sinopse: Joana cresceu em uma cidade no interior de São Paulo e, para dar um novo rumo à sua tumultuada vida, aceita um emprego em uma multinacional no Rio de Janeiro. Enquanto ela enfrenta os desafios desta nova fase, Cauã – entidade do Sol – a reencontra e a reconhece como o amor milenar dele. Joana não tem conhecimento de que é a personificação de uma importante entidade milenar, representada pela Lua, tampouco tem ideia de que agora faz parte de uma perigosa batalha entre entidades indígenas e de que irá se deparar com inimigos inimagináveis. Surge entre eles uma paixão sem limites. No entanto, Cauã precisará unir forças para proteger a sua amada. E quebrar o encantamento que o impede de estar ao lado dela. Afinal, se o Sol precisa de Cauã para existir, ele precisa de Joana para viver. Num enredo intrigante e mágico, Entre o Sol e a Lua dá vida a personagens míticos e à encantadoras lendas, parte do folclore brasileiro ainda pouco explorado: a mitologia tupi-guarani. 



 Se trata de um livro cativante e extraordinário. Entre o Sol e a Lua tem como base a mitologia Tupi-guarani com pequenas modificações. 

  A história se passa em 1994 e tem como personagem principal Joana, a entidade da Lua. O sol e a lua são o que nós chamamos de ´´almas gêmeas``, e ao longo do tempo eles se separaram algumas vezes, mas a última separação resultou efeitos diferentes. As entidades não morrem, elas ´´desmantelam``, elas reencarnam e continuam com a sua memória, mas Joana não lembra e não sabe que é a entidade da lua. 

 Os personagens secundários são incríveis, você realmente se apega a eles. Em um dia um amigo de Joana lhe entregou um anuncio de uma vaga de emprego na empresa Assendent, no Rio de Janeiro. 

 É através da Assendent que conhecemos Gabriel, Lina, Cristiano, Alcione e Cauã, outras entidades que passaram um longo tempo atrás de Joana. Ao chegar na empresa a entidade da Lua se depara com Cauã e sente algo especial, mal sabe ela que se trata da sua ´´alma gêmea``, o sol. 

 No decorrer do livro nos deparamos com muitas reviravoltas e desafios que deveram ser superados. Dúvidas precisam ser respondidas e a algumas coisas sobre Joana precisam ser esclarecidas. 

 Entre as páginas encontramos momentos em que a conversa é voltada para a terra e a sua preservação, a própria empresa Assendent é voltada para esse lado, é legal ver entre a história essa preocupação com o planeta. 

 O livro é escrito em primeira pessoa com os pensamentos de Joana, mas tem capítulos que é narrado em terceira pessoa onde narra o que está acontecendo com os outros personagens. 

 Eu me apaixonei por esses personagens e pelos casais que são muito fofos. Entre o Sol e a Lua é encantador e apaixonante, Ana Ferrarezzi caprichou no seu livro e é sempre bom aumentar os conhecimentos sobre mitologia, principalmente a mitologia do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
© Cupcakes, Livros e Moda - 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: Laís Portal. Personalizado por: Thamyres Mariano.
Tecnologia do Blogger.